quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SEGREDOS & BASTIDORES

SEM GRAÇA
Passada as emoções das eleições 2016, a que tivemos menos polêmica dos últimos anos, cabe uma avaliação sobre as lideranças da cidade.

LÍDER INCONTESTE
João Cury, o maior líder dos últimos tempos? foto PSDB
João Cury (PSDB) tornou-se a maior liderança da historia contemporânea de Botucatu e viu o então líder petista, agora no PDT, Mário Ielo, diminuir sua votação nominal e percentual na cidade. Eles se confrontaram três vezes e nas três, o tucano venceu. Em 2008, 2012 e 2016.

CONFRONTO 
Nas eleições deste ano Mário Ielo (PDT) conseguiu 21.663 votos (32.28%/votos validos) e Mário Pardini (PSDB) novato em disputa eleitoral, obteve 39.045 votos (58.20%votos validos), com apoio de dezenas de partidos, mas com o comando do barco eleitoral de João Cury Neto.
Quatro anos antes (2012), ainda no PT, Mário Ielo obteve 27.531 votos (40.94%votos validos) e João Cury (PSDB), foi eleito com 38.779 votos (57.67%votos validos) do eleitorado. A votação dos Tucanos sob a batuta de Cury subiu mais de 1,5%. 


IDENTIDADE
Mário Ielo ao reclamar da votação, não ponderou a necessidade de identificar seu numero nas urnas e seu nome. Apareceu a campanha inteira como se fosse uma marca de carro i12. Desde 1996, a maioria dos eleitores identificam esse nome como 13. Só na reta final, faltando menos de uma semana é que começaram, de forma atrasada, a informar aos eleitores que o i12  era Ielo-12. Quem sabe esses seis mil votos que perdeu não seja por causa disso?

DEU 'TILT'
Se na primeira eleição que sofreu derrota Mario Ielo (PT) disse que Cury (PSDB) ganhou por causa de lanches distribuídos pela irmã do tucano, nesta ele duvidou das urnas e da Justiça Eleitoral. Até a água servida aos mesários foi questionada pela ''família PDT''. Em 2008 Ielo se desculpou, desdizendo acusações sobre lanches; nesta eleição de 2016, ele disse que deu 'tilt' e foi mal interpretado sobre a lisura das urnas. Ielo três dias depois das eleições disse estranhar não ter votos nas urnas eletrônicas.

IRMÃO CURY X ESPOSA IELO
João Cury usou seu prestigio e conseguiu transferir votos para seu irmão que foi eleito com 60.72% dos votos em Botucatu (38.940). Fernando elegeu-se deputado estadual com 85.925 votos, o 53º mais votado,  cerca de 0,41% dos votos validos no Estado. Rose Ielo (PT) esposa do ex-prefeito Ielo totalizou em Botucatu, naquela eleição 7.218 votos da petista (2014), totalizou 11,28% dos votos validos. No Estado ela obteve 10.614 votos (0.05% dos votos válidos), ocupando a 285ª posição entre os mais votados para a Assembleia Legislativa.

AGORA E NO PASSADO
João Cury conseguiu em dois momentos diferentes eleger seus candidatos. No primeiro caso: o confronto direto entre Fernando Cury e Rose Ielo, nas eleições de 2014 e depois nas eleições de 2016, com Mário Pardini. Diferente de Ielo que em 2008, concluindo seu mandato, não consegui eleger seu vice, Valdemar Pereira de Pinho e nem se eleger dia 2 de outubro passado.

CALIFADO DOS CURY
Além disso, todos os candidatos apoiados por João Cury foram eleitos como o caso de Geraldo Alckmin, José Serra (senador), Fernando Cury, deputado estadual (antes Pedro Tobias), Aluízio Nunes Ferreira (senador) e Aécio Neves, foram eleitos na cidade.

VIDENTE
No domingo da eleição, por volta das 10h00, João Cury conversava fora do ar com alguns repórteres da Clube FM e praticamente nominou todos os vereadores eleitos de seu partido e da oposição. 

Acabou a liderança de Ielo - Foto Diário da Serra
VOTAÇÃO EM QUEDA
Na eleição deste ano o candidato Mário Ielo teve 223 votos a mais que a quantidade de eleitores que se abstiveram de votar.  
Ielo teve 21.633 votos (32.29% dos votos validos) e as abstenções chegaram a 21.440 votos, ou 21.85% dos eleitores. 
Embora possa argumentar que teve pouco tempo para organizar o PDT, depois de uma saída da noite para o dia do PT, tentando se descolar da crise que vive o partido, Ielo vem perdendo votos em todas as eleições que disputa diretamente ou apoia candidatos. 

SABOR DA DERROTA
Embora os petistas estejam inconformados com os pouco mais de 1,4  mil votos de Erick Facioli, tem muitos comemorando a derrota do pedetista como se fosse vitória. Alguns continuam crentes no Ielismo no PT, chegam a dizer que ele vai voltar, mas a maioria já busca novos 'santos' para adorar. 

VAI SER SOMBRA?
Os Pupilos Eleitos do Senhor Prefeito
Resta saber como João Cury Neto vai administrar esse capital eleitoral e prestigio social, quando entregar o cargo dia primeiro de janeiro de 2017. Pesquisas de uso interno de praticamente todas as candidaturas apontavam o prestígio e transferência de votos do prefeito. 
Tanto é verdade que nenhum candidato ousou atacar diretamente o Tucano prefeito. O maior ataque quem sofreu foi o vice, Antônio Luiz Caldas Junior, que não conseguiu votação suficiente para se eleger. Destaque-se que no passado Caldas esteve entre os mais votados da cidade. Será que vai ser uma 'sombra', uma 'eminência parda' nos rumos de governo de Pardini?

SECRETÁRIO?
Após as eleições, com o enfraquecimento de Aécio Neves e fortalecimento de Geraldo Alckmin rumo ao Palácio do Planalto, nos meios políticos há quem diga que João Cury poderá se tornar secretário de Estado nos anos finais de governo de Geraldo. Se ele optar por Aécio Neves, poderá ser o nome forte no Estado para essa função, que já ocupou como liderança do PSDB entre prefeitos paulistas.

VAI ESTUDAR
O tucano no poleiro? Foto Internet
Quem pensa que João Cury vai ficar dormindo e sujando o poleiro tucano engana-se, pois a amigos mais próximos ele tem afirmado que vai estudar gestão publica e politica. Aventa-se até a hipótese de residir no exterior para tal estudo. Isso sinaliza que ele poderá novamente disputar as eleições em Botucatu ou disputar vaga para deputado Federal, uma vez que o prestigio de Milton Monti vem diminuindo na cidade e região.

MAS ...
...Para que isso aconteça, Pardini e sua equipe não poderão decepcionar os eleitores! 

COMO SERÁ?
Até agora tem muito segredo e nenhum diz que disse na montagem do secretariado de Pardini. Vai ficar tudo como está ou vai ter nomes diferentes. Ninguem sabe, ou talvez estejam aguardando o atual prefeito dizer...

CUIDAR DO RABO
Os dias futuros serão mais emocionantes que as eleições deste ano. João Cury tem futuro e para isso precisa cuidar do seu rabo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário