segunda-feira, 7 de novembro de 2016

EXPRESSO DA MORTE - SEGREDOS E BASTIDORES 7/11/16

EXPRESSO DA MORTE
Ônibus da São Dimas com sinais de incêndio
foto- Acontece Botucatu
Por duas vezes ouvi de usuários do sistema de transporte em Botucatu ser os ônibus de Botucatu o "expresso da morte", dada à quantidade de problemas que acontecem no dia a dia. Ora cai a roda, ora acaba o freio, outro momento, acreditem, é o para-choque que cai, sem dizer os veículos que param no meio do trajeto para esfriar o motor. Nesta segunda feira, segundo o site Acontece Botucatu, no setor Norte da cidade um ônibus da São Dimas teve princípio de incêndio.

VAI APURAR
A Secretaria de Mobilidade vai apurar as denuncias de principio de incêndio e poderá aplicar multa na empresa São Dimas, devido à falta de manutenção.

VAI TER TRAGÉDIA
Ônibus com principio de incêndio, sem rodas, sem freios, com para-choque caindo, com motorista tendo de parar de tempos em tempos para o motor esfriar, sem as tampas do teto, entre outros problemas, não vai demorar em ter uma tragédia. Os usuários já ameaçam colocar fogo 'nessas porcarias' como dizem e se isso não acontecer vai ter ônibus lotado envolvendo-se em acidentes.

PROMETEU
Prefeito João Cury Neto - Foto Facebook
Na manhã desta segunda feira, segundo a reportagem do site e jornal Acontece Botucatu, o prefeito João Cury está ameaçando romper a concessão sob as condições de quebra de contrato. É uma medida judicial complexa, pois implicará em diversos questionamentos por parte da ou das empresas atingidas com o ato severo, sendo que no principio não vai ajudar em nada o sistema de transporte local.

13 MULTAS
De acordo com o site, no ultimo sábado o prefeito João Cury Neto (PSDB) revelou ter aplicado 13 multas nas empresas de Ônibus. O prefeito também afirmou que poderá, se quebrar o contrato, rever a situação de duas empresas, "pois do jeito que está não dá, a população está sendo prejudicada".

REVISÃO TARIFAS
Que não existe trabalho de manutenção todos já sabem e os motoristas das empresas a todo instante denunciam más condições de trabalho na condição de anonimato (Sindicato da categoria poderia se mobilizar), mas o pano de fundo dessa situação é uma pressão que as duas empresas estão fazendo para aumentar o valor das passagens além dos procedimentos atuais, que são as reposições da inflação dos insumos e combustíveis, além de salários dos funcionários.

ZZZZZZZZZZZZZ.
Se não estão dormindo no ponto, os membros do Conselho de Usuários estão com mãos atadas dentro do burocratismo existente no Conselho, onde os que decidem representam as empresas. Esse modelo tem de mudar, mas para isso é necessário maior envolvimento dos usuários. O telefone 156 é pouco usado para denuncias contra os maus serviços.

AGINDO
Secretário Rodrigo Fumes - Foto Diário/Sidney Trovão
O Secretário de Mobilidade Rodrigo Fumes já aplicou mais de R$ 50 mil em multas contra as empresas. Algumas delas estão sendo questionadas judicialmente, mas querendo ou não, na historia do transporte publico de Botucatu nunca teve tantas infrações. Também não havia fiscalizações, excluindo nos tempos de Vicente Cápua, no governo Jamil Cury.

LERDO PARANDO
Os usuários do ponto de ônibus do Camelódromo (na Rua Curuzu) não estão nada satisfeitos com a demora na realização das obras de revitalização do ponto que será transformado em mini terminal. Dizem que até agora foi rápido o serviço de desmontagem do antigo ponto e colocação de telas de segurança. No mais os serviços estão como algumas linhas, devagar quase parando, perdendo as rodas... Não bastasse isso estão sem proteção para o sol.

CENTRO CIRURGICO
A Prefeitura Municipal de Botucatu assinou com a Caixa Econômica Federal convênio no valor de R$ 700 mil reais que possibilitará a reforma do centro cirúrgico do Hospital do Bairro, (no antigo Hospital Sorocabana), unidade de gestão compartilhada entre a Secretaria da Saúde de Botucatu e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Aos poucos as instalações do antigo hospital Sorocabana que fechou as portas, vai ganhando importância na cidade.

PT-O QUE FAZER?
Passada as eleições, o PT de Botucatu precisa vestir as sandálias da humildade e buscar sua recomposição e atuação na cidade. Não adianta ficar encobrindo os erros de sua direção municipal que foi montada à imagem e semelhança de seu antigo líder, agora no PDT, Mário Ielo. Também não é preciso ficar se martirizando pelos erros da direção nacional. É preciso buscar um caminho e fortalecer as lideranças que surgiram como Erick Facioli e Cátia Fonseca, entre outros que lá estão.

Cátia Fonseca. Foto Diário-Sidney Trovão
CATIA FONSECA
Foi espetacular a participação de Cátia Fonseca no processo eleitoral. Soube apresentar e defender questionamentos de seu programa de governo. Não é exagero afirmar que foi a melhor vice nos debates eleitorais.

HUMILDADE
O PT de Botucatu perdeu mais que votos nas duas ultimas eleições municipais, perdeu também aliados importantes ao longo dos tempos como o PSB, PCdoB, PDT e até pouco tempo atrás, tratava os militantes do PSOL como "traidores", por conta do racha nacional que houve no passado, quando esses psolistas criticavam o "endireitamento" do PT. Sem dizer que perdeu lideranças como  o advogado Renato Caldas e o (futuro) ex-vereador Lelo Pagani, que não aguentaram o sectarismo da direção e se filiaram a uma legenda que não se sabe até agora se é partido ou movimento, o Rede Sustentabilidade.

PINHO
Aliás, Valdemar Pinho nos últimos tempos está se tornando um ativo militante nas redes sociais. Suas postagens no Facebook repercutem e ele ainda interage com os internautas comentando e retrucando posições contrárias às suas.

PDT
José Carlos Lourenção -
Foto Câmara Municipal
Com a palavra Mário Ielo para dizer se o PDT é só uma legenda de aluguel eleitoral ou vai ter atuação na cidade...

SÓ ROSE IELO
O tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos e ex-vereador do PT, José Carlos Lourenção, entende que não resta muita esperança para o movimento popular na Câmara de Botucatu. Ele acredita que apenas Rose Ielo, vereadora reeleita tem condições de defender as camadas populares. Questionado sobre Carlos Trigo, também do PDT, Lourenção emendou: "ele não tem esse perfil, a atuação que tem é diferente e direcionada a um grupo social" (referindo-se aos deficientes).

PSDB
No PSDB é cada vez mais forte a liderança de João Cury Neto, mas existem nomes que buscam espaço na direção como o vereador mais votado das eleições do dia 2 de outubro, Isaias Colino. Não tem como, na montagem do novo diretório, ocorrer uma composição com essa jovem e atuante liderança. Resta saber se Izaias tem quadros.

NEM TÃO LONGE...
Izaias Colino - Foto Câmara Municipal
Como se sabe, o vereador Izaias Colino em dois momentos cutucou o 'califado' dos Cury com vara curta. Primeiro colocando seu nome como pré-candidato a prefeito, a despeito dos interesses do prefeito João Cury; depois como eventual vice de quem o prefeito indicou e afinal foi coroado nas urnas como o mais votado entre os vereadores. João Cury deveria seguir o ensinamento de Progresso Garcia em relação a ele: nem tão distante que não possa ser socorrido pelo braço; nem muito perto que possa ser apunhalado pelas costas!

NÁSCER

Falando em Izaias Colino, parabéns a ele que interviu a favor dos funcionários da prestadora de serviços Náscer, que não está pagando salários de seus funcionários desde o mês de setembro. Essa empresa presta serviços na UNESP de Botucatu, que alega estar os pagamentos com essa prestadora de serviços em dia. Se está em dia, cadê o dinheiro dos funcionários? Não é a primeira vez que a Náscer desmerece seus funcionários!

\ clique nas imagens para ampliar\

Nenhum comentário:

Postar um comentário